Descubra as vantagens de vender seu processo trabalhista
Você sabia que é possível vender seu processo trabalhista e receber o valor antecipadamente? O sócio da Just.Tec Lawtech, Daniel Brito Loyola, comenta que essa é uma alternativa para aqueles que precisam de dinheiro e não querem esperar o caso encerrar para recebê-lo. Quer saber mais sobre as vantagens dessa venda? Então continue a leitura deste artigo!
O que é a venda de processos trabalhistas?
Para quem não sabe, mesmo após ganhar uma causa na justiça, o pagamento pode demorar anos para ocorrer. Logo, o autor do caso terá duas opções: (I) esperar o longo período para receber; (II) antecipar esse valor através da venda do seu ativo trabalhista. Sendo assim, se escolher a segunda alternativa, ele irá realizar um contrato de cessão de crédito.
Se você está confuso sobre o termo cessão de crédito, saiba que esse é o nome dado ao negócio jurídico do qual o cedente (autor do caso) transfere seus direitos — ou seja, seus ativos judiciais — a um terceiro (cessionário). O empresário e fundador da Just.Tec Lawtech, Daniel Brito Loyola, pontua que o cedente poderá transferir totalmente ou parcialmente os seus créditos.
Como funciona?
A venda dos ativos trabalhistas — ou seja, dos valores que uma pessoa tem a receber na justiça — é permitida e prevista na lei. Como citado, o cedente de um caso irá vender seus direitos (por um valor menor) para um terceiro. Após essa venda, quem irá assumir a autoria da ação será o comprador e o antigo autor ficará livre de todo risco.
Quais as vantagens?
- Recebimento antecipado
A principal vantagem de vender seu processo trabalhista é poder ter o dinheiro antecipadamente. Como foi dito anteriormente, o encerramento de um caso e o pagamento pode demorar anos para acontecer, por isso, o renomado Daniel Brito Loyola comenta que essa pode ser uma boa alternativa para quem não quer esperar todo esse tempo.
- Anulação de riscos
Além da vantagem de ter o dinheiro em mãos antecipadamente, a venda do processo trabalhista é livre de riscos para o cedente. Isso porque, após realizar a negociação, o risco do processo será transferido para a empresa que comprou os créditos, e será ela que irá esperar até o final do caso para receber o pagamento. Portanto, não tenha medo de realizar esse tipo de negócio.
- Operação simples
Toda a operação da venda do processo trabalhista é simples, principalmente quando você escolhe empresas como a Just.Tec Lawtech, que além de realizar a compra e venda de créditos judiciais, também é especializada em fundos de investimentos. O sócio da organização, Daniel Brito Loyola, comenta que para oferecer segurança para os seus clientes, todo contrato é firmado em cartório. Além disso, o dinheiro estará na sua conta em poucos dias. Por isso, não perca essa chance!