A culpa é de quem? Entenda o motivo do aumento de preço dos produtos
Para o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, falar de finanças no Brasil é sempre um assunto delicado, isso porque, como bem sabemos, a crise econômica já não é assunto recente. Na verdade, o que podemos observar é um aumento de preço de produtos e serviços em todos os cantos, desde o custo do leite até o aumento do preço da gasolina. Mas o que será que está causando todo esse prejuízo? Será que existe, realmente, algum culpado?
Neste artigo, apresentaremos a relação de três fatores que chegaram a interferir no valor dos produtos do nosso país, e daremos algumas dicas para aqueles que se interessam pelo assunto de finanças e querem evitar pagar mais caro em cada item. Logo, se esse assunto é do seu interesse, que tal ler esse texto até o final e ficar por dentro de todo o tipo de atualidade sobre o setor econômico?
Sobre o aumento de preço dos produtos no Brasil
Atualmente, o valor do real está perdendo a credibilidade, ou seja, está perdendo o seu “valor” de modo literal. Com isso, é possível perceber que a maioria dos brasileiros está passando por diversos problemas financeiros, não é verdade? Mas o que queremos mostrar aqui é que, conforme comenta Amauri Jacintho Baragatti, existem pelo menos 3 fatores que interferem muito na mudança de preço dos produtos: a pandemia, o dólar e as usinas hidrelétricas. Abaixo, você entenderá melhor sobre cada um deles!
A culpa é da pandemia?
Como você já deve saber, a covid-19 causou um problema enorme não só no quesito de números de doentes, como também na economia global. Desde o isolamento que começou em 2020, diversas empresas, de diversos países, precisaram fechar as portas, e como consequência, muitos trabalhadores e empresários ficaram sem o devido salário. O resultado disso tudo foi a queda da bolsa e complicações em larga escala que, infelizmente, duram até os dias de hoje.
O aumento do dólar também influencia?
Além disso, o dólar também apresenta a sua parcela de culpa na descredibilidade do preço do real. Conforme explica o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, basicamente, é o dólar que decide o preço dos produtos do mundo todo, ou seja, se ele aumenta, automaticamente o preço das coisas no nosso país também aumenta, e produtos internacionais que são diariamente trazidos para o Brasil acabam sofrendo essa alteração de valor.
O que as usinas hidrelétricas têm a ver?
Por fim, ainda que não pareça, as usinas hidrelétricas — que são as principais fontes de energia no nosso país — também são responsáveis pelo aumento dos preços dos produtos. Por causa da baixa quantidade de água disponível, essas usinas acabam produzindo energia em menor quantidade. Logo, a consequência disso é o aumento do custo das contas de água e luz, além do aumento dos preços de produtos devido a necessidade de energia para a sua produção.
O que pode ser feito para evitar esse tipo de situação?
E se após reconhecer todos esses fatores que atingem diretamente o setor financeiro do país, você sentiu a necessidade de realizar algo para reverter essa situação, aqui vai uma pequena dica: conforme pontua o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, a melhor ideia é economizar energia o máximo que conseguir, e evitar gastar com produtos que não são tão úteis. Desse modo, é possível que depois de algum tempo o Brasil consiga se estabilizar novamente.