Logística e infraestrutura: veja os principais problemas no transporte de grãos no Brasil
De acordo com o presidente da Associação da Rodovia MT 422 (Abrajas), Agenor Vicente Pelissa, o transporte de grãos é um dos pilares da economia brasileira, dada a importância do agronegócio no país. Contudo, garantir que esses produtos cheguem aos portos e centros de distribuição de maneira eficiente não é uma tarefa simples.
Pois, a logística para o transporte de grãos enfrenta grandes desafios, principalmente relacionados à infraestrutura rodoviária. Nesse contexto, veremos a seguir os principais problemas logísticos e de infraestrutura enfrentados pelo transporte de grãos no país, com foco nas estradas e rodovias.
Quais são os principais desafios logísticos no transporte de grãos?
A logística de transporte de grãos no Brasil é afetada por diversos fatores que encarecem o custo final dos produtos, conforme menciona o produtor rural Agenor Vicente Pelissa. Um dos principais desafios é a extensão das rotas. Grandes distâncias entre os centros de produção e os portos de exportação significam que o tempo de transporte é elevado, aumentando os custos com combustível, manutenção de veículos e perdas de carga.
Além disso, o armazenamento inadequado nas regiões produtoras também afeta a logística. Muitas vezes, os grãos precisam ser transportados diretamente após a colheita, sem que haja espaço suficiente para estocagem, forçando o uso intensivo das rodovias. Isso resulta em mais tráfego de caminhões e maior desgaste das vias, além de aumentar a pressão sobre os sistemas logísticos durante os períodos de safra.
O impacto da infraestrutura de estradas e rodovias no transporte
A infraestrutura rodoviária é um ponto crítico para o transporte eficiente de grãos. No Brasil, a qualidade das estradas varia bastante, e muitas das principais rotas agrícolas enfrentam problemas graves, como buracos, má sinalização e falta de manutenção regular. Essas condições aumentam o risco de acidentes e contribuem para a deterioração dos caminhões, o que, por sua vez, eleva os custos operacionais.
Ademais, como destaca o empresário rural Agenor Vicente Pelissa, estradas em más condições retardam o tempo de transporte, o que pode afetar a qualidade da mercadoria transportada, especialmente em casos de grãos mais sensíveis. O problema se agrava em regiões onde as condições climáticas são adversas. Durante o período de chuvas, estradas sem pavimentação adequada podem ficar intransitáveis, impedindo o fluxo de grãos.
Quais soluções podem melhorar a logística de transporte de grãos?
Um exemplo seria uma maior integração entre o transporte rodoviário e outros meios, como ferrovias e hidrovias. As ferrovias, em especial, são mais eficientes para longas distâncias e poderiam aliviar a sobrecarga nas estradas, reduzindo os custos logísticos e aumentando a capacidade de escoamento da produção. Entretanto, a expansão ferroviária ainda é lenta no Brasil, o que limita essa alternativa.
Segundo o presidente da Abrajas, Agenor Vicente Pelissa, outro ponto crucial é a necessidade de investimentos contínuos em manutenção e expansão da malha rodoviária. Uma solução viável para financiar esses investimentos e garantir que as melhorias sejam feitas de maneira sustentável seria através de parcerias público-privadas. Com isso, governos e empresas privadas poderiam unir esforços para modernizar as estradas existentes e construir novas rotas em áreas estratégicas.
Problemas que podem ser superados
Em conclusão, fica claro que a logística e infraestrutura para o transporte de grãos no Brasil enfrentam desafios consideráveis, especialmente no que diz respeito à qualidade das estradas e à dependência do modal rodoviário. Assim sendo, para garantir o crescimento do agronegócio e melhorar a competitividade dos grãos brasileiros no mercado internacional, é necessário investir em soluções que melhorem a infraestrutura e diversifiquem as opções de transporte.