Anemia na gravidez: um problema comum que existe solução
A gestação pode acarretar algumas doenças por se tratar de uma drástica mudança no organismo feminino. À vista disso, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, mestre em Ciências da Saúde, entende que é imprescindível que as gestantes saibam como cuidar da anemia na gravidez. Se esse tema te interessa, prossiga com a leitura do artigo para saber mais a respeito.
Gravidez e suas mudanças no organismo feminino
Conforme comenta o renomado Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, a gravidez é o período que provoca diversas mudanças no organismo da mulher, para que o mesmo consiga gerar o embrião corretamente e continuar fornecendo os suprimentos e nutrientes necessários tanto para mãe, quanto para o feto.
Assim, por se tratar de um evento delicado, a gestação pode ocasionar algumas doenças como a anemia, causada pela deficiência de ferro no organismo da mulher que, por sua vez, é provocada pelo alto consumo de ferro para a produção de hemoglobinas necessárias para garantir o desenvolvimento do embrião.
Anemia e o bebê
Portanto, como frisa o ilustre Dr. Orcione Guimarães Júnior, a anemia durante a gestação apresenta risco tanto para o feto, quanto para a gestante, devendo ser tratada com urgência. Desse modo, quando a gestante é acometida pela anemia, pode-se angariar uma restrição no crescimento e desenvolvimento do feto, levando ao aborto. Já, para a própria gestante, pode resultar em seu óbito no momento do parto.
Como cuidar da anemia na gravidez?
Por isso, é fundamental que a grávida esteja atenta aos sintomas de anemia, e que realize os exames e acompanhamento médico corretamente. Os sinais de desenvolvimento de anemia na gravidez são palidez nos tecidos (unhas, lábios e pele), fadiga e cansaço incomum, tontura, falta de ar e dificuldade de concentração.
Todavia, como ressalta o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, caso a gestante seja diagnosticada com anemia, é essencial que a mesma passe por um tratamento que reverta a situação. Esse tratamento pode ser realizado em casa, por meio da alimentação rica em ferro, ou – em casos mais graves, – por meio de medicação intravenosa.
Para saber mais sobre a gravidez e suas possíveis complicações, acompanhe as redes do célebre Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior:
Site: www.clinicadrorcione.com
Instagram: @drorcionejunior
Whatsapp: wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1